Informe
Tipos de transformadores e suas aplicações: saiba mais
20 de março de 2023

Existem diferentes tipos de transformadores elétricos. Por isso, é importante saber quais são e quais as suas características.
O transformador é o aparelho responsável por receber a energia elétrica em alta tensão e reduzi-la a um nível que possa ser utilizado em casas, comércios, indústrias e outros estabelecimentos. No entanto, existem diferentes tipos de transformadores, que possuem características e usos próprios.
Para saber mais, continue a leitura.
COMO FUNCIONAM OS TRANSFORMADORES DE TENSÃO
Os transformadores são dispositivos constituídos por um núcleo e duas bobinas, cuja função é aumentar ou diminuir o valor da tensão. Para isso, o núcleo desse equipamento é feito de um material altamente imantável e as bobinas são compostas por um número diferente de espiras, isoladas eletricamente entre si.
Essas partes são chamadas de primária e secundária. A primária é a bobina que recebe a tensão da rede e a secundária é a que libera a tensão transformada.
TIPOS DE TRANSFORMADORES
Os transformadores de tensão podem ser classificados de acordo com diversos parâmetros, como finalidade, tipo, material do núcleo, número de fases, entre outros.
Confira a seguir.
Quanto ao número de bobinas
Nos tipos de transformadores com duas bobinas, elas são chamadas de primárias e secundárias. Quando existe uma terceira bobina, ela é denominada de terciária.
Por fim, existem também os transformadores com apenas uma bobina, que recebe o nome de autotransformador.
Quanto à finalidade
1 – Transformador de corrente
O transformador de corrente detecta e mede a corrente elétrica que circula em um cabo ou barra de alimentação para transformá-la em uma corrente de valor menor, que possa ser transmitida a um instrumento de medição ou circuito eletrônico.
Dessa forma, ele é comumente usado para reduzir a corrente elétrica da rede e alimentar dispositivos eletrônicos que não suportam grandes níveis de corrente.
2 – Transformador de potencial
Esse equipamento é responsável por alterar os valores de tensão que entram na bobina primária. Assim, por ser uma corrente alternada, ela gera uma variação no fluxo magnético no seu interior, que é canalizado pelo núcleo ferromagnético e induz uma tensão na espira secundária.
Um detalhe importante é que, caso não haja um circuito fechado ligado à espira secundária, é estabelecida uma corrente induzida.
3 – Transformador de distribuição
O transformador de distribuição é utilizado, principalmente, por concessionárias e usinas geradoras que fazem a distribuição da tensão para as nossas casas. Construídos em baixas potências, eles não costumam ser muito grandes e ficam fixados nos postes, podendo ser auto protegidos contra curto circuitos e sobrecargas no sistema.
4 – Transformador de força
Esse tipo de transformador também é utilizado na geração e distribuição de energia por concessionárias, usinas, subestações de distribuição de energia elétrica e de grandes indústrias. Eles são construídos em grandes potências e possuem componentes periféricos para proteção e resfriamento, sendo aplicados em circuitos trifásicos.
Quanto às características
1 – Transformador abaixador
O transformador abaixador é responsável por receber um valor alto de tensão no primário e disponibilizar uma tensão menor no seu secundário. Nesse caso, o número de espiras da segunda bobina é menor do que o número de espiras na primeira bobina.
2 – Transformador elevador
Por outro lado, o transformador elevador recebe um valor baixo de tensão no primário e passa um valor alto de tensão para o secundário. Nesse tipo de transformador o número de espiras da segunda bobina é maior do que o número de espiras da primeira bobina.
3 – Transformador isolador
Em terceiro lugar, há o transformador isolador, que recebe um determinado valor de tensão no primário e disponibiliza a mesma tensão no secundário. Aqui, o número de espiras na primeira e na segunda bobina são iguais.
Quanto ao número de fases
1 – Monofásicos
Possuem duas bobinas, uma pertencente ao primário e uma ao secundário, que podem ser ligadas por fase-fase, fase-terra e fase-neutro. Esse tipo de transformador é indicado para alimentação de circuitos de comando, uso industrial e residências.
2 – Trifásicos
Os transformadores trifásicos contam com seis bobinas, sendo três pertencentes ao primário e três ao secundário, ligadas por fase-fase. Ele pode ser visto nas ruas, pois é o tipo de equipamento que recebe a tensão da subestação de distribuição.
3 – Polifásico
Esses tipos de transformadores possuem eficiência relativamente alta. Com variação de 3 a 6 fases, o sistema é responsável por fornecer tensão para sistemas que necessitam de mais fases por meio do sistema trifásico.
A EMB Transformadores tem os tipos de transformadores ideais para o seu negócio. Confira nossos modelos e conheça as vantagens de comprar com quem é referência na área.
Categorias